domingo, 20 de dezembro de 2009

Padre Gato: Uma Resposta



Bem, bem, bem... voltando às atividades desse blog, já que passei uma semana inativo devido à minha viagem à São Paulo...

Antes da viagem, coloquei um vídeo de um esquete do Hermes & Renato (logo abaixo), intitulado "Padre Gato", que no meu entendimento é uma crítica ácida ao Padre Fábio de Melo... pois bem, meu blog, que só tem comentários de uma meia dúzia de 3 ou 4 pessoas recebeu uma crítica de uma pessoa que se denominou Lara, de Minas Gerais. Abaixo, coloco o comentário dela (estou partindo do princípio que realmente foi uma pessoa que se chama Lara, de MG, que escreveu o comentário), sem alterações, e abaixo escrevo minha respota....

COMENTÁRIO DA LARA:
"Palhaçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooe sem graça.Respeito é bom.Se vc soubesse o bem que um sacerdote ungido,filho do céu faz para milhares de pessoas nem de longe postaria uma bobagem dessa.Devemos procuras fazer a diferença e acrescentar.De que vale esta palhaçada?Lara MG"

RESPONDO:
Primeiramente, me sinto muito confortável para colocar qualquer crítica, paródia, ou fato engraçado relativo à Igreja Católica, vez que fiz tudo que um leigo da minha idade pode fazer dentro da Igreja, até Coroinha já fui...

Pela resposta da moça, infere-se que ela seja Cristã e Católica... por essas razões, ela deveria viver dentro dos preceitos cridstãos de "amar o próximo como a si mesmo" e de "oferecer a outra face"... o Cristianismo baseia-se fundamentalmente na compreensão dos outros seres humanos, assim, começar um comentário me chamando de "palhaço" demonstra uma atitude claramente não cristã, porque denota a falta de amor pelo próximo (ela estava irada naquele momento, um dos sete pecados capitais), além de, ao se sentir atingida pelo vídeo, me atacou, em vez de oferecer a outra face e buscar a compreensão, como um cristão deveria fazer...

Ela diz que "respeito é bom"; eu não enxergo o vídeo como uma crítica ou acinte à instituição da Igreja Católica ou à Instituição dos Padres. Vejo tão somente como uma crítica a um padre em particular, Padre Fábio de Melo. Detenhamo-nos nele.

Já tem um certo tempo que Padres, na intuição de atrair ou reconduzir pessoas para a Igreja se lançaram ao mundo artístico, um meio mais permeável para sua mensagem evangelizadora; sendo o Padre Marcelo Rossi o exemplo mais bem sucedido desse fenômeno... surge então o Padre Fábio de Melo, que diferente dos outros, possui uma atitude sensual em palco (e até mesmo nas capas de discos, como a acima). Vale frisar que quando este Padre surgiu, eu, e minha irmã pensávamos que se tratasse de mais um cantor reomântico no cenário musical, e descobrir que ele era um padre, com toda essa posse sensual, foi algo meio que desconfortável.

Não entro aqui no mérito da questão da mensagem espiritual que ele transmite ou das suas músicas, que, acredito (não conheço o "trabalho" do Padre), não trazem o conteúdo sensual que sua persona apresenta. Mas o fato é que não vejo com bons olhos um Padre, que representa uma Instituição milenar, tradicional, e que ainda por cima fez voto de castidade se apresentar de maneira tão insinuante para seu público, com calças e camisas apertadas, além dos olhares "açucarados". Me desculpe, mas um Padre não deve se apresentar dessa maneira; e ao se expor dessa forma, tão longe dos preceitos que sua Intituição apregoa, ele fica sujeito à paródias como a que fez o Hermes & Renato.

Para ilustrar a situação, imaginemos que uma freira lance um disco com músicas de louvor, sua mensagem é religiosa/cristã, com intuito evangelizador. Mas, apesar de ser freira, e de suas músicas serem cristãs, ela se apresenta com decote... Eu duvido que essa moça seria perdoada pela crítica e pelos próprios fiéis... de maneira impressionante, o Padre Fábio de Melo passa incólume ao crivo dos fiéis, embora não ao da crítica, como mostra o vídeo do Hermes & Renato....

Hão de argumentar que o Padre é desta forma, e que ele inclusive já deu entrevistas em que diz que gosta de se vestir bem (com as tais calças e camisas apertadas). Isso não é desculpa, como Padre, ele deve se apresentar da maneira que sua vocação exige; eu sou advogado, e adoro uma bermuda, mas eu nem sou louco de aparecer na frente de um Juiz de bermudas, pois minha profissão não permite tais liberalidades...

Voltando ao comentário da Lara, ela diz; "Se vc soubesse o bem que um sacerdote ungido, filho do céu faz para milhares de pessoas nem de longe postaria uma bobagem dessa". Como já disse, tenho longa experiência dentro da Igreja Católica, e conheço e reconheço a importância do trabalho catequético/pastoral... mas sinceramente, não acredito que o simples fato de uma pessoa ser "ungida" padre a faça acima do bem e do mal, a salvo de críticas e de cometer atitudes erradas... vale lembrar que os Padres que abusaram de crianças durante muito tempo também eram ungidos...

"De que vale esta palhaçada?". Primeiramente, para divertir, afinal de contas, o vídeo é engraçado pra caramba... depois, o vídeo tem um inegável valor em fazer despertar um senso crítico sobre as atitudes de certas pessoas, no caso o padre Fábio de Melo... também serve pra mostrar que nada nem ninguém é imune a críticas, e por fim, mostra que nem todas as pessoas aceitam críticas àquilo que elas acreditam certo, e no caso, isso é pra "Lara"....

Por fim, encerro com palavrar do filme "Dogma", em que eu te exorto a não levar as coisas tão à sério, afinal de contas, Deus também tem senso de humor... é só olhar para os ornitorrincos...

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o dono desse blog é gay (apesar de ue não ter nada contra os gays sensatos), pois além de ter feito "grande parte da igreja desde criancinha" como falou, fez questão de postar um video que qualquer um vê que mostra um jovem exibindo sensualidades com o tintulo Padre Gato. Acho que voce tem vontade de dar para o Padre Fábio, ou seja, para provar que os padres são de fato agresores sexuais de crianciunhas se é que voce não foi. Outra prova de sua pederastia é brigar com uma "mulher" de froam tão feroz só porqwue ela postou um comentário mais inteligente.

Anônimo disse...

Cara, deixa de ser otário. Respeita a moça. Acho que voce ficou "CHATEADA". Quem não percebe que voce tem problemas de afetividade sexual. Posta mulheres, cara. Voce está com inveja do Padre Fábio de Melo que, como diz a comentarista, está trabalhando melhor que voce para a sociedade.

Anônimo disse...

NÃO SOU CONTRA AO DONO DO BLOG... O PADRE É UM GATO MESMO...FOI CRIAÇÃO DE DEUS...ELE NASCEU BONITO E DAÍ? POR QUE OS PADRES DEVERIAM SER VELHOS E FEIOS? ACHO QUE A SUA BELEZA ATRAI SIM...PRINCIPAMENTE AS MULHERES E OS GAYS...MAS ISSO É BOM...EU POR EXEMPLO NUNCA ME INTERESSEI EM TÁ OUVINDO MUSICAS CATOLICAS OU EVANGELICAS...COM O PADRE FABIO DE MELO EU NÃO ME CANSO DE OUVIR...COMPREENDO A SUA FORMA DE EVANGELIZAR...E JÁ APRENDI MUITO COM O QUE ELE DIZ E PREGA...BEM DIFERENTE DAQUELES PASTORES DE IGREJA EVANGELICA QUE SÃO GRITANTES E SÓ DÁ PRA ENTENDER NO MOMENTO EM QUE ELES DIZEM ALELUIA E AMÉM...POR ISSO ACHO QUE FAZER ELOGIOS À BELEZA DO PADRE NÃO É PECADO NÃO...E QUANTO À FORMA DELE SE VESTIR, NÃO TEM NADA A VER...ELE NÃO É SANTO...ELE É HUMANO...RESPEITO A DECISÃO DELE DE SER PADRE...DEUS SABE O QUE FAZ, POR QUE SE ELE NÃO FOSSE PADRE...JESUS!!!!!!!!!IA SER MUITAS MULHERES SE DESCABELANDO POR ESSE HOMEM UFA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

thais disse...

sua filha da puta vagabuda diabos não fala assim do meu padrinho
thais