domingo, 20 de dezembro de 2009

Diário de Bordo: São Paulo

"Clique nas fotos para ampliar"




Essa semana tive a oportunidade de realizar uma antiga vontade minha; conhecer São Paulo, maior cidade do Brasil e referência nacional...

Cheguei no domingo passado, no aeroporto de Guarulhos, lá pelas 8:40 da manhã, clima nublado/chuvoso, tudo indicando calmaria, mas a verdade é que apesar de ser um domingo de manhã bem cedo e chuvoso, o aeroporto estava apinhado de gente, o que me deu uma noção de como aquela cidade seria diferente...

Saindo do aeroporto fui em direção ao meu hotel, no Tucuruvi, e ao sair das rodovias (bem largas, diga-se de passagem), e entrar na cidade, tive a impressão de não estar em São Paulo, mas sim numa cidade de interior qualquer, vez que não se via um prédio em volta e das ruas serem apertadas...

By the way, o hotel em que eu fiquei era um hotel/motel, com uma entrada pros carros que iam pro motel e outra para os usuários do hotel, embora algunsquartos, creio, eram usados para ambos os propósitos, tanto que ao chegar no meu quarto, ao lado da cama tinha uma cestinha com um trident, um suflair, uma barra de ceral, uma calcinha e um pacote de camisinhas (a calcinha e as camisinhas foram retiradas no segundo dia). No meu quarto, na parede, ainda tinha essa "obra de arte":


No domingo fui a um shopping perto de onde eu fiquei (tb cheio de gente), e na volta, tive meu primeiro contato com o metrô. Tae um meio de transporte pelo qual me apaixonei, por ser rápido e ágil... diga-se de passagem, eu esperava um coisa suja, feia e mal conservada, e o fato de serem trens rápidos (muito rápidos), limpos (as estações, apesar de serem tb cheias de gente, são muito limpas) me deixou impressionado... foi o meio de transporte que utilizei todos os dias para me locomover....

Na segunda-feira fui à Avenida Paulista, coração financeiro do Brasil...

minha intenção era conhecer o MASP (Museu de Arte de São Paulo), mas era segunda-feira e estava fechado =(

Terça-Feira fui ao Bairro da Liberdade, reduto dos orientais... achei um local muito bacana, porque ali parece que estamos em outro país, com as placas escritas somente em japonês ou chinês, sem nada em português... constantemente vc ouvia uma pessoa falando em outra língua (oriental) passando ao seu lado... e me veio uma japonesa e me ofereceu um "carendário"...


Diga-se de passagem, as bancas de revista tinham jornais orientais, os avisos de emprego eram bilíngues e até o Banco Itaú tinha uma mensagem em japonês...




Nesse mesmo dia, fui à Catedral da Sé, que é impressionante pelo seu tamanho, muito alta, mas devo confessar que o que mais me chamou a atenção foi o tamanho das colunas, extremamente grossas... e foi na região da Praça da Sé que eu vi uma face muito feia de São Paulo e que vi reiteradamente depois disso, os moradores de rua... a cidade tem muitos moradores de rua, num nível que eu achei absurdo...



Ali na Praça da Sé, diga-se de passagem, estava tendo uma apresentação de uns índios que se vestiam à maneira dos índios americanos, mas quando terminaram agradeceram em espanhol, e espanhol claro, sem sotaque americano...



No outro dia fui ali na Região do Largo de São Bento, onde, ao que parece, São Paulo realmente começou, subi no alto do Edifício Altino Arantes (antigo Prédio do BANESPA), e a vista lá de cima é simplesmente estonteante...




Depois do edifício do BANESPA fui ao Mercado Municipal, lugar onde vendem o famoso pastel de Bacalhau... na alta, dá até dó pagar 10 reais por um pastel, mas ele é bem gostoso (embora confesse que esperava algo divino, pelo que me falaram)



Na volta, ainda passei por cima da Avenida 25 de março, aliás, toda região em volta ali estava um inferno de gente, com mais chineses conversando coisas impronunciáveis, resolvi fazer um bem à minha saúde e não fui na 25 de março (foto àbaixo)...


Fui à Galeria do Rock (sem fotos)... eu simplesmente ADOREI aquele local, com gente esquisita andando pra tudo que é lado, centenas de lojas de tatoo e de cabeleireiros que provavelmente não fazem um corte normal sequer, porque só vi o pessoal fazendo rastafáris, penteados afro em geral e cortes moicanos....

Mas o que eu realmente gostei na Galeria do Rock foram das camisetas que eles vendiam lá, se eu tivesse com muita grana eu saía de lá lotado de camisetas, coisas geniais como "herrar é umano" e "Deus ajuda quem cedo Madruga"(foto do Seu Madruga ao lado), além das camisetas de filmes, "o Poderoso Chefão", "Laranja Mecânica", "Scarface", "Star Wars"...

Nesse dia, fui à uma formatura de uma amiga minha, e como não poderia deixar de ser, eles tocaram "Era" (maldita música) e um tema de filme, no caso, ".. E o vento levou"...



Já na quinta eu finalmente fui ao MASP, um local verdadeiramente bacana, onde estava tendo uma esposição sobre Rodin... ademais, achei muito bacana os quadros de Van Gogh, Picasso, Portinari, Manet... pena que dentro do MASP vc não pode tirar fotos...


Depois fui andando ao Pacaembu, estádio em que o Corinthians manda seus jogos, e onde fica o Museu do Futebol (tb não pode tirar fotos lá)... o Museu do Futebol é um passeio que eu altamente recomendo, pois é bem interativo...




Por fim, teve o baile da minha amiga, com a banda "Shine"... e como em todo baile, eles tocaram "Whisky a go go", do Roupa Nova...


Finalmente vim embora, saindo por Congonhas tive minha última chance de me impressionar com a cidade, pois a visão de São Paulo subindo de avião supera em muito a do Edifício do Banespa...




Conclusão? São Paulo é uma cidade muito boa, além dos óbvios problemas que ela tem (assistindo os noticiários locais vc vê a magnitude dos problemas)... mas no fim, eu vi que São Paulo é uma ótima cidade para se estar, mas não para se ficar, morar lá deve ser bem complicado... eu amo é Goiânia msm...

2 comentários:

Unknown disse...

Sao Paulo é uma ótima cidade...
para amar...
para odiar...
para viver...
para passear...
para trabalhar...
para curtir...
para namorar...
para comprar...
para visitar...

EU AMO SÃO PAULO...

Vitor, ó Cruzeiro disse...

diário?