quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Filmes da semana (18/11 a 25/11)


A Marcha dos Pinguins (La Marche de L'Epereur, França, 2007, 85 min): Belo documentário sobre o ciclo de reprodução dos Pinguins Imperadores. O "tchan" desse filme, é que ele não é contado como os documentários normais, mas sim como se os pinguins tivessem contando a história, o que deixa tudo muito interessante. A fotografia, é um show à parte. O único problema é que às vezes o filme põe um pé na pieguice e às vezes no maniqueísmo. Achei ruim a versão brasileira ser dublada por Patrícia Pillar e Antônio Fagundes, porque, pelo menos eu, não consegui ver pinguins contando histórias, mas sim a Patrícia Pillar e o Antônio Fagundes (assisti só uns 5 minutos de filme dublado). 4,5 estrelas.

Os Fantasmas se Divertem (Beetle Juice, EUA, 1988, 92 min): Beetle Juice fez tanto sucesso que até desenho surgiu dele. Contando a história de duas pessoas que morrem e que, querendo expulsar as pessoas que foram morar em sua casa, contratam o Beetle Juice. O filme é bem divertido, e a uma cena em torno da mesa de jantar é simplesmente hilária. Tim Burton como sempre destila seu humor negro (como no fato de que quem suicida-se, vira funcionário público na outra vida); ademais, o estilo sempre particular do Diretor sobressai. Mas o que mais me chamou a atenção foi a atuação do Michael Keaton, uma mistura de loucura com sarcasmo, gostei particurlamente da hora em que ele diz que assistiu O Exorcista 167 vezes e que fica cada vez melhor. 4 estrelas.

A Lenda de Beowulf (Beowulf, EUA, 2007, 115 min): Esse é um dos filmes mais criticados da década, não conheço uma pessoa que tenha gostado do filme. E a verdade é que o filme não é bom. Mas também não é ruim. Eu o classificaria como bacaninha. Todo feito com captura de movimento o filme conta a história de Beowulf, um heróis em busca de fama e glória. Os efeitos especiais impressionam, tem horas que vc acredita que o que está na sua frente é real, e não 3D; mas também tem horas que o mesmo 3D é muito falho, especialmente quando os personagens andam ou estão à cavalo. O Diretor também exagera em algumas cenas em que, penas por estar em um cenário 3D faz todo um movimento de câmera desnecessário. Mas agora, a sequência final ficou absurdamente bem feita. 3,5 estrelas.

A Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October, EUA, 1989, 135 min): Filme que já vi milhares de vezes (tá, nem tantas assim); baseado no livro de Tom Clancy, com o clássico agente Jack Ryan. Eu adoro esse filme, todo o clima conspiratório e de suspense são simplesmente opressivos, e com a tensão estabelecida vc se envolve na história, torcendo pra toda aquela história de complô e deserção dar certo. Logicamente algumas coisas do filme hoje são consideradas bregas, como as letrinhas passando quando vai se identificar alguma coisa, mas temos que lembrar que é um filme de 1989, aquilo era novidade na época. Os efeitos epeciais, feitos pela ILM são simplesmente perfeitos pro propósito do filme, porque é comedido, não chamando a atenção para si. 4 estrelas.

Um comentário:

Corellian disse...

Quando eu vi isso no cinema, os, sei lah, 15 minutos finais do filme ficaram sem som, sabe deus porque... gostei muito do filme, mas impossível não dormir vendo isso sem som...ehAUEhAUEha...