quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Filmes da semana (11/11 a 18/11)


Guerra ao Terror (The Hurt Locker, EUA, 2009, 131 min): TENSO! Essa é melhor palavra pra descrever o melhor filme de 2009 até agora! Sério, e não é à toa que o filme esta nas cabeças pro Oscar. O filme mostra as atividades de 3 soldados do esquadrão anti-bombas a 38 dias de eles voltarem pros USA. As ações de desarme de bombas são extremamente tensas, o filme quase não tem trilhas sonoras, o que aumenta a sensação de angústia das situações, as atuações são brilhantes, e o roteiro nos leva a entender a dura vida dos soldados no front iraquiano, em que os laços de amizades raramente são criados, visto que logo eles podem ser desfeitos, além do quanto a vida humana é, de certa forma, relativizada. Filmaço. 5 estrelas.

Antes do Anoitecer (Before Night Falls, EUA, 2000, 133 min): Filme que conta a história do escritor cubano Reinaldo Arenas, homossexual, que vive perseguido pelo regime cubano. O mais interessante desse filme é o fato de que a revolução cubana, tão apregoada como libertadora, na verdade oprimia os seus cidadãos, censurando idéias, condenando o homossexualismo como uma idéia depravada do capitalismo para destruir a revolução. A atuação de Javier Bardem é impecável, que lhe valeu a 1ª indicação dele ao Oscar. 5 estrelas.

Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol, EUA, 2009, 96 min): Se alguma coisa é elogiável nesse filme são os efeitos, muito bem realizados, que realmente impressionam, mas só isso não sustenta a história, não que ela seja ruim, já que é extremamente fiel ao conto de Charles Dickens que lhe deu origem. O problema é que a história (de Natal) é muito piegas, e isso, pra mim, matou o filme, toda aquela cantoria natalina e repentina alegria é insuportável. Talvez se eu tivesse uns 10 anos de idade eu gostasse desse filme. 3 estrelas.

Os embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, EUA, 1977, 118 min): Filme que fez a cultura disco explodir em todo mundo, é um filme que te engana, pois vc pensa que será aquele filme levinho sobre o cara que dança bem, que encontra uma garota que também dança bem e tudo mais, mas não, o filme tem profundidade, pois Tony Manero (dizem que “maneiro” veio por causa desse personagem do John Travolta) é um garoto suburbano, com um trabalho medíocre, e vive sendo criticado pelos pais; a boate era o único local em que ele era alguém, reconhecido, o rei. Mas os conflitos do “mundo real” sempre complicam tudo. 4 estrelas.

O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom, EUA/China, 2008, 113 min): Não há muito que se falar sobre esse filme, a importância dele reside no fato de que reúne, pela primeira vez, Jet Li e Jackie Chan. A história é rasteira, e os diálogos, algumas vezes, chega a ser sofrível, mas a intenção do filme não é ser um filme de arte, mas sim te divertir, e consegue isso, vez que as lutas são divertidas e muito bem elaboradas, e o Jet Li de Rei Macaco está muito engraçado. 3,5 estrelas.

O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea, EUA, 1958, 86 min): Baseado no livro homônimo de Ernest Hemingway, esse é um grande filme sobre um velho pescador que depois de 84 dias sem pegar nenhum peixe, consegue finalmente fisgar um, mas não seria tão fácil, né? Ele tem que lutar muito pra pegar o coitado. Eu entendi a captura do peixe (e sua eventual volta pra casa) como uma metáfora para a vida, em que vc luta e luta para conquistar as coisas e lentamente elas vão perecendo, no final ficando apenas as lembranças e o cansaço da vida. Spencer Tracy faz um trabalho no mínimo magnífico. 5 estrelas.

The Doors (The Doors, EUA, 1991, 140 min): O filme na verdade deveria se chamar Jim Morrison, e não The Doors, vez que 97% do filme é dedicado ao cantor da banda, ok que ele de fato é o cara mais interessante e que, por morrer, desperta mais atenção, mas eu, particurlamente, gostaria de saber mais sobre os outros integrantes, o que eles faziam antes de formar a banda? Qual caminho seguiram depois da morte de Morrison? Quanto ao filme em si, Val Kilmer demonstra ser um bom ator ao encarnar Morrison com energia; já Meg Ryan é a decepção por aparecer sempre opaca no filme, sem transmitir nenhuma verdade em suas cenas. 4 estrelas.

Apocalypto (Apocalypto, EUA, 2006, 139 min): Se tem um Diretor que sabe lidar bem com a violência este é Mel Gibson (vide Coração Valente A Paixão de Cristo). Ele não se exime de mostrar um cérebro espargindo ou uma flecha entrando pela cabeça de uma pessoa. Passando na América Central Pré-Colombiana, o filme (todo falado em maia) conta a história de Jaguar Paw (pata de jaguar) um maia que é capturado por outra tribo e é conduzido para um sacrifício cerimonial. A ação do filme é intermitente e muito bem conduzida (e violenta), e a direção de arte desse filme é absurdamente boa, sendo um crime ela não ter concorrido ao Oscar; e a câmera digital, que em certas cenas não são boas, ajudam a realçar o sentido de realidade das situações. 4,5 estrelas.

Um comentário:

Corellian disse...

O que nos trás a grande pergunta de o que diabos você estava esperando de uma animação sobre o natal, feita pela Disney, baseada no A Christmas Carol...