quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Filmes da semana* (18/08 a 25/08)



Cloverfild - Monstro (Cloverfield, EUA, 2008, 85 min): Me lembro que quando eu assisti esse filme no cinema eu fiquei de queixo caído; e reassistindo-o agora pude notar que esse filme é realmente maravilhoso. Empregando uma técnica narrativa em que se conta a história através de uma câmera de mão que é utilizada pelos próprios personagens (que estavam em uma festa quando começa o ataque de um monstro), Cloverfield traz um um senso de realidade e tensão na dose certa. O fato de o monstro também quase não ser revelado (à la "Tubarão") também é uma grande sacada. 4,5 estrelas.

Quero Ser Grande (Big, EUA, 1988, 130 min): Sem sombra de dúvidas um filme que marcou a infância de muita gente (a minha inclusive) pelas Sessões da Tarde da vida. Ainda hoje, "Quero Ser Grande" é uma comédia divertida, pois se escora em um roteiro muito bem escrito e uma atuação perfeita de Tom Hanks que faz vc acreditar que ele é um moleque de 13 anos de idade. Um clássico. 5 estrelas.

Ressaca do Amor (Forgetting Sarah Marshall, EUA, 2008, 118 min): Mais uma das inúmeras comédias que o Judd Apatow (Ligeiramente Grávidos) produz. Aqui, um homem leva o fora de sua namorada e vai ao Havaí tentar esquecê-la, mas quando chega lá, pasmem vcs, ela está lá com um novo amor. O filme tem seus momentos, como esse hilário momento em que o personagem principal canta uma parte do musical do Drácula que ele está escrevendo; e as situações são, na média bastante engraçadas, mas devo admitir que achei que as cenas de nudez masculinas foram despropositadas. Mila Kunis é linda. 3,5 estrelas.

Nosferatu, uma Sinfonia de Terror (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, Alemanha, 1922, 94 min): Primeira história filmada sobre o vampiro Drácula (que por causa de direitos autorais foi chamado aqui de Nosferatu) esse filme é um marco do cinema e uma experiência riquíssima. Dirigido por um dos mestres do Expressionismo alemão, este filme traz todos os elementos desse movimento, destacadamente o maravilhoso trabalho com as sombras, que aqui, antes de ser um floreio de estilo, serve para criara a tensão na plateia. Mesmo tendo mais de uma hora e meia, e sendo um filme mudo, "Nosferatu" nunca cansa, sua narrativa é rápida e fluida. 5 estrelas.

Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera, EUA, 1935, 96 min):Grande filme dos irmãos Marx, esse filme demonstra porque eles eram tão queridos pelo público americano, utilizando-se muito bem de gags físicas (como a cena em que a apertada cabine de um navio se enche de gente) como também pelo humor do texto escrito (como na parte em que são discutidas cláusulas de um contrato). Sem nunca perder o ritmo, o filme é humor garantido. 4 estrelas.

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen, Alemanha, 2006, 137 min): Filme maravilhoso sobre um agente da Stasi (polícia secreta da Alemanha Oriental) que tem que vigiar um famoso escritor de teatro e acaba se interessando por sua vida e tendo suas convicções sobre o socialismo balançadas. O Roteiro desse filme é tão bem feito que eu terminei o filme querendo saber se aquilo era baseado em fatos reais (não é, aparentemente). A Atuação de Ulrich Mühe também é digna de nota pois a mudança dele de um oficial meticuloso que segue os protocolos (veja a dureza que ele trata a vizinha do escritor) para alguém que acaba ferindo as regras para se inteirar mais da vida do investigado (vejam o desespero dele quando ele tem que decidir se liga ou não para a Polícia da Fronteira) é algo que não fica forçado. A direção de arte também é muito boa, fazendo vc entrar naquele pedaço da Alemanha dominada pelos comunistas. 5 estrelas.

Paradise Now (idem, Palestina/França/Alemanha/Holanda/Israel, 2005, 90 min): Thriller que mostra o caminho percorrido por dois homens que serão utilizados como homens-bomba em atentado contra Israel. O interessante aqui é notar a jornada desses homens, aparentemente comuns, rumo a um atentado suicida, e que, apesar de terem sido voluntários, no momento da escolha, um deles não parecem tão certo da decisão tomada enquanto o outro está convicto, o que depois acaba se invertendo. As atuações, assim como a história, são minimalistas, o que ajuda a criar todo o clima de tensão que a história exige. 4 estrelas.

Planeta Proibido (Forbidden Planet, EUA, 1956, 98 min): Ficção científica do mesmo gênero das várias que foram feitas na década de 50. O diferencial aqui são os efeitos especiais, que são impressionantemente bons; aliás, creio que esse filme foi muito inspirador para as séries dos Anos 60 "Star Trek" e "Perdidos no Espaço". A história é sobre uma nave terrestre que vai ao Planeta Altair 4 resgatar uma outra nave que lá tinha caído vinte anos antes. Mas só sobreviveram um cientista e sua filha, os outros foram destruídos por uma criatura misteriosa. Um ponto interessante desse filme é o fato de Leslie Nielsen ser o galã. 3,5 estrelas.


*Os filmes da semana são mini-críticas, altamente pessoais e subjetivas, sobre os filmes que eu vejo durante a semana. O cartaz do post é sempre do filme que eu mais gostei.

Quer ver minhas críticas passadas? CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: