quarta-feira, 21 de julho de 2010

Filmes da semana (14/07 a 21/07)

Sim, resolvi voltar com essa bagaça ( e pretendo mantê-la, na medida do possível). Os filmes da semana são mini-críticas, altamente pessoais, sobre os filmes que eu vejo durante a semana. O cartaz do post é sempre do filme que eu mais gostei.


O Homem Errado (The Wrong Man, EUA, 1956, 105 min): Mais um grande filme de Alfred Hitchcock; que encarna a temática recorrente dos filme de Hitchcock; um homem comum que se vê frente a uma situação adversa. Henry Fonda incorpora muito bem um simplório músico, fazendo com que imediatamente nos simpatizemos com seu personagem. Único problema reside no final abrupto demais. 4 estrelas.

Charada (Charade, EUA, 1963, 113 min): Filme muito divertido, no maior estilo Hitchcock, aliás, esse é considerado o melhor filme de Hitchcock não feito por Hitchcock. Neste filme vemos combinados humor e suspense numa dose certa. E o casal Audrey Hepburn e Cary Grant estava afinadíssimo, com especial detalhe para o fato de Hepburn ser a “predadora” do casal. No terço final do filme vc meio que antecipa quem é o vilão, mas isso não estraga o filme. 4 estrelas.

Operação Dragão (Enter the Dragon, Hong Kong, EUA; 1973, 110 min): Você poderia até reclamar das atuações de segunda e das situações improváveis do filme, mas dane-se, Bruce Lee lutando é sensacional, as lutas são muito bem orquestradas (pelo próprio Lee); e a própria “tosquice” (devidamente entre aspas) colabora com o humor do filme, o que torna a experiência de assistir Operação Dragão algo divertidíssimo. 4 estrelas.

Paranoia (Disturbia, EUA, 2007, 105 min): Foi o filme que mais me surpreendeu dos que assisti; pois esperava ser mais um suspensesinho adolescente, mas não, o filme tem um roteiro inteligente, situações engraçadíssimas e Shia LaBeouf com uma entrega fora do comum. Obviamente o final cai naquele lugar comum dos filmes do gênero, mas ainda assim, uma boa surpresa. 3,5 estrelas.

Tootsie (idem, EUA, 1982, 116 min): Dustin Hoffman. Tootsie se resume a isso; à grande atuação de Dustin Hoffman incorporando um ator que, sem trabalho, se transveste e consegue lugar numa novela. O filme, que é uma comédia, diverte ao trazer Hoffman e situações inusitadas como uma “mulher”. 4 estrelas.

Amargo Pesadelo (Deliverance, EUA, 1972, 110 min): Filme perturbador, que escancara o que o homem é capaz de fazer quando se encontra em situações limites; além disso, mostra a distência que existe entre cidadãos do próprio país, que o simples fato de se ter um costume diferente, pode criar abismos irreconsiliáveis. Burt Reynolds e John Voight estão em ótima forma nesse filme. 4 estrelas.

Frenesi (Frenzy, Reino Unido, 1972, 116 min): Novamente vemos a temática recorrente de Hitchcock, do homem simples que se vê preso numa situação adversa. Mas a trama aqui é tensa, e (spoooooooiler, não leia) por um minuto vc pensa que Hitchcock vai mudar seu estilo e o cara bom vai se dar mal. Esse filme também é interessante porque pela primeira vez Hitchcock mostra nudez feminina em seu filme, mas em nenhum momento isso é feito de propósito ou de maneira vulgar. 5 estrelas.


Quer ver minhas críticas passadas? CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: