quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Crítica - STAR WARS: THE CLONE WARS

Quem me conhece sabe: sou um cara fanático pela série Star Wars; tenho os seis filmes, revistas, baixei trocentas músicas para meu computador, assisto a filmes de fãs, participo de fóruns na internet, me delicio com as referências que outros filmes fazem à série, assisti ao desenho Guerras Clônicas (em 2D) que passou no Cartoon Network alguns anos atrás, eu inclusive já deixei a setinha do mouse que aparece na tela do pc no formato de um sabre-de-luz. Assim, mesmo sendo um enorme fã, foi com enorme decepção que eu voltei do cinema após assistir ao pavoroso Star Wars: The Clone Wars.

Terminada a história de Star Wars no cinema com o filme Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith, George Lucas, o criador e dono da saga galáctica, decidiu criar uma série animada que se passaria entre os episódios II e III retratando a Guerra dos Clones, além de uma futura série de TV live action (com atores em carne e osso). A série animada tinha como propósito ser passada na TV, porém, Lucas decidiu reunir os três primeiros episódios e os lançou no cinema, como uma espécie de aperitivo do que passará na televisão. Em Star Wars: The Clone Wars a guerra entre a república galáctica e o grupo separatista está em seu auge, quando piratas seqüestram o filho do mafioso Jabba, o Hutt. Prevendo a possibilidade de um acordo com Hutt, que permitiria o uso de suas rotas comerciais, os Jedi se oferecem para salvar o filho do criminoso, porém, o seqüestro do filho de Jabba pode esconder mais mistérios do que aparentam. Para essa missão, Anakin Skywalker contará com a ajuda de sua padawan (discípula) Ahsoka Tano.

Vou dizer logo de cara as duas únicas coisas que gostei nessa animação: o fato de ser ver Obi-Wan conversando com o comandante Cody (que atira nele após o Imperador dar a ordem 66 no Episódio III); assim como Obi-Wan estar em batalha ao lado de “osso duro” (clone que aparece na batalha espacial do começo de Episódio III). Coisa de fã, nenhuma pessoa normal gostaria disso, dada sua irrelevância geral, assim só restam aspectos negativos para o filme.

Primeiro e principal: Ahsoka Tano. Essa padawan foi uma péssima escolha dos roteiristas para criar uma identificação do público mais jovem com estória sendo contada. O relacionamento dela com Anakin é algo que beira o irritante, com os dois a todo o momento fazendo piadinhas que não agradam a ninguém, inclusive o público infantil.

Aliás, as gags apresentadas são sofríveis, os roteiristas escolheram os droids de combate como alívio cômico, fazendo esses seres falarem frases longuíssimas ou frases “engraçadinhas” como “essa não”, o que subverte totalmente a imagem deles apresentadas nos filmes, como sendo robôs de ação e falas extremamente limitadas.

Outro aspecto decepcionante do filme é a animação em si mesma, que não é da qualidade que se divulgava/esperava, entende-se que é o primeiro trabalho da Lucasfilm Animation, mas com todo o arsenal tecnológico do qual Lucas dispõe, a expectativa é de que a qualidade do material produzido (pelo menos esteticamente falando) fosse bem maior. A animação só funciona realmente quando se mostram as batalhas espaciais ou alguma nave voando no céu/espaço, no mais, não há nada em The Clone Wars que se assemelhe às produções da Pixar ou Dreamworks.

Diga-se de passagem, as cenas de batalha/combates com sabres-de-luz que deveriam ser o “tchan” do filme são extremamente burocráticas e sem graça, aliás, a batalha entre os clones e os separatistas do começo do filme é longuíssima, massacrando o expectador com o tempo de sua duração. Acredito que se tivesse sido lançado na Televisão, dividido em episódios e com os devidos intervalos comerciais, a experiência seria bem mais palatável, uma vez que seria diluída. Foi um enorme erro lançar esse filme nos cinemas, a edição do filme é frenética demais, algo condizente com o que se veria em uma tela de TV, mas que atrapalha na tela grande.

E o que falar da trilha sonora? Horrível, baseada levemente (e bota levemente nisso) nas grandiosas composições concebidas por John Williams, a trilha do filme incomoda no momento que entra em cena, seja no momento que for. Há um momento em que se toca algo parecido com um rock n’ roll e outro em que se assemelhava com uma dança árabe.

E agora eu vou falar de um assunto mais restrito às pessoas que são extremamente fãs de Star Wars. A série, pela força que criou, gerou o chamado universo expandido, que são estórias correlatas e complementares ao que é mostrado nos filmes. Eu não vou muito com a cara do universo expandido, ele é bagunçado demais, e esse The Clone Wars só serviu para acrescentar bagunça. Vejamos: Na série animada guerras clônicas (que teve 25 capítulos) fomos apresentados à personagem de Asajj Ventress, discípula do Dookan. Ela e Anakin Skywalker se enfrentam e ela é “morta” por ele (capítulo 19), nesse ponto da história, Anakin ainda é um padawan. No final do capítulo 21 Anakin é consagrado Cavaleiro Jedi. No capítulo 22 Anakin e Obi-Wan são enviados à uma missão no planeta Nilvaan. Justamente quando eles terminam essa missão, são chamados à Coruscant pois a mesma está sob ataque dos separatistas (capítulo 25), e isso, é o começo do Episódio III.

Na história de revistas em quadrinhos “Obsessão” Anakin (já um mestre Jedi) e Obi-Wan, muito antes do Episódio III procuram rastros de Asajj Ventress, que suspeitam não está morta. No planeta Boz Pity eles finalmente reencontram Ventress (que passou um longo tempo em um tubo de recuperação), que desiludida com seu mestre Dookan, foge para “longe dos Jedi, de Dookan, desta Guerra...” (palavras da moça). Essa história entra em contradição com o apresentado em guerras clônicas, pois na série animada, logo após Anakin derrotar Ventress, ele vira Cavaleiro Jedi, vai para uma última missão antes dos eventos de Episódio III. Na revista em quadrinhos, Anakin é a muito Cavaleiro Jedi, falta muito para os eventos de Episódio III e vai atrás de Ventress, que renuncia a tudo e foge para longe de todos.

Já em Star Wars: The Clone Wars, Anakin a tempos é Cavaleiro Jedi, ganha uma padawan e defronta Ventress, que é aliada de Dookan. Ou seja, totalmente contraditório com as duas estórias acima descritas. Ou seja, o universo expandido que já é uma salada não precisava de mais essa história para “bagunçar o pagode”.

Star Wars: The Clone Wars é algo totalmente desnecessário. Ainda bem que, creio, não fará muito sucesso; na sala em que assisti o filme havia apenas 8 pessoas.


Nota: 1 estrela (ruim)

PS: o Corellian do blog do barbosa (www.blogdobarbosa.blogger.com.br), onde esta crítica também está postada, fez o seguinte comentário acerca dos eventos do Universo Expandido: Ah, as pessoas cismam de mexer com meu pobre Universo Expandido. Vamos lá. Meu nobre camarada Melkor citou que Asajj Ventress enfrenta o Anakin no episódio 19 do desenho antigo de Clone Wars, e que ela “morreu”, devidamente entre aspas. Ele diz também que no 21 o Anakin vira um cavaleiro Jedi, e que do 22 pra frente já culmina no episódio 3. Fato. Só que tem o pequeno detalhe de que, no final do episódio 21, o Anakin está com o cabelo curto, aquele cabelo tosco do episódio 2. Ao passo que, no início do episódio 22, ele está com o cabelo grande, aquele cabelo tosco do episódio 3. Ou seja, além da cerveja, podemos concluir que tem um tempinho bom entre o episódio 21 e o 22. Tempo esse que é suficiente para, por exemplo, ocorrerem os eventos dessa tragédia de animação que foi para o cinema, no qual eles encontram a Asajj Ventress viva, e ela foge. Tempo suficiente também para que, em determinada revista em quadrinhos, a Ventress vá até Coruscant em missão para assassinar um par de Jedi, enfrentando de novo o Anakin e sendo dada novamente como morta. Por fim, tempo suficiente para que ocorram os eventos do “Obsessão”, no qual um atônito Obi-Wan descobre que a Asajj ainda estava viva, sendo que ele achava que ela tinha morrido por causa da luta em Coruscant, e não por causa do desenho antigo de Clone Wars. Ai depois é o que o Melkor falou, ela foge para “longe dos Jedi, de Dooku (Dookan é o caralho), desta Guerra...”.)